53º Festival de Sintra - Valentina Lisitsa

Thursday  4 October  2018  9:00 PM
Save Saved
Last update 09/08/2018
  7

53º Festival de Sintra - Valentina Lisitsa
Quinta-feira, 4 de Outubro às 21:00

Palácio Nacional de Queluz
Largo do Palácio, 2745-191 Queluz, Lisboa, Portugal


Com mais de 95 milhões de visualizações das suas interpretações no Youtube e 195 mil subscritores do seu canal, Valentina Lisitsa é uma das artistas clássicas mais seguidas na internet, tornando-se um fenómeno de popularidade global.

Com um programa totalmente dedicado a Tchaikowsky, sobressai As Estações, pela base poética da sua matriz: um pequeno poema para cada mês do ano inspirou o compositor.

"Vamos para a margem
Lá onde as ondas beijarão os nossos pés
Com uma tristeza misteriosa
As estrelas nos iluminarão" ~ Aleksey Pleshcheyev

_________
VALENTINA LISITSA | PIANO

Piotr Ilitch Tchaikovsky

As Estações op. 37a
Grande Sonata op. 37a
Suite do Quebra Nozes op. 71a (Versão de Tchaikovsky para piano solo)

_________
VALENTINA LISITSA
Com mais de 95 milhões de visualizações das suas interpretações no Youtube e 195 mil subscritores do seu canal, Valentina Lisitsa é uma das artistas clássicas mais seguidas na internet, tornando-se um fenómeno de popularidade global.

O Royal Albert Hall, numa iniciativa sem precedentes, abriu-lhe as portas do sucesso em 2012, num concerto gravado e filmado pela Decca classics que se tornou o primeiro concerto a ser transmitido ao vivo em HD stream.

Lisitsa domina um vasto repertório de Bach e Mozart, a Schostakovich e Bernstein; o seu repertório com orquestra inclui mais de 40 concertos, assumindo especial afinidade com Rachmaninov e Beethoven.

Nasceu em Kiev, Ucrânia em 1973. Começou a tocar piano aos três anos, estudou na Lysenko Music School para crianças sobredotadas e mais tarde estudou com Ludmilla Tsvierko no Conservatório de Kiev.

Em 1991 ganhou o Murray Dranoff Two Piano Competition com Alexei Kuznetsoff, com quem casou. Em 1995 Lisitsa estreou-se em New York no Mostly Mozart Festival no Lincoln Center. Desde então tem-se apresentado intensamente por todo o mundo como no Wigmore Hall de Londres ou no Musikverein de Viena.

Dona de uma musicalidade deslumbrante e sem receios de correr riscos, Lisitsa transformou o seu sucesso na internet numa carreira considerável, estreando-se com a Filarmónica de Berlim em 2013 e tocando pela europa, Estados Unidos da Amáerica, Canada, Japão, Austrália, Seul, México, Hong Kong, Taiwan, e nos BBC Proms.

Lisista gravou para a Naxos, Audiofon e para a sua própria editora Valal Produtions, mas em 2012 Valentina Lisitsa assinou exclusividade com a Decca Classics, com quem gravou de imediato um duplo CD com os concertos de Rachmaninov com a Sinfónica de Londres sob a direção de Michael Francis e um CD dedicado a Liszt.

Em 2014 editou Études, um álbum com os Estudos Sinfónicos de Schumann e Chopin; em 2015 grava Philip Glass; segue-se Scriabin no álbum Nuance e a sua última gravação é totalmente dedicada a Tchaikowsky.

music concerts culture festivals classical family
Nearby hotels and apartments
Queluz, Lisbon, Portugal