A escola na Literatura e no Cinema

A escola na Literatura e no Cinema
Image from viralagenda.com
From Tue 7 January 2020 to Sat 8 February 2020
From Tuesday 7 January 2020 to Saturday 8 February 2020
6:00 PM - 9:00 PM
Ended

Ao longo dos últimos dois séculos, o impacto da instituição escolar nas artes tem sido notável. Este curso visa articular as relações que se estabelecem entre a experiência da escolarização e a auto(biografia), a ficção escolar e o cinema. Inscrições até 13 de dezembro. Inscrições aqui: https://fcsh.unl.pt/outros-cursos/a-escola-na-literatura-e-no-cinema/
PROGRAMA
____

Partindo de novelas frequentemente autobiográficas, o curso estudará vários retratos da vida escolar tal como ela é apresentada na ficção portuguesa e europeia, e na Sétima Arte. Especial atenção será prestada às obras que conheceram adaptações para o cinema, como “Tom Brown Schooldays” de Thomas Hughes, “Goodbye Mr. Chips” de James Hilton, “The Confusions of Young Törless” de Robert Musil, “Manhã Submersa” de Vergílio Ferreira, “La ville dont le prince est un enfant” de Henry de Montherlant, e “Les Amitiés Particulières” de Roger Peyrefitte. Serão igualmente contempladas algumas obras ainda sem versões para o cinema, particularmente “Uma gota de sangue”, de José Régio, e outras pertencentes ao cânone da novela escolar portuguesa.

O foco do curso estará nas relações entre as memórias da escolarização e a ficção autobiográfica, sem esquecer os necessários elementos de história da escola nos séculos XIX e XX, visando entender a sua presença nas diversas literaturas europeias e a experiência da reinterpretação da vida escolar pelo cinema.

BIBLIOGRAFIA
____

Santos, Filipe Delfim (2018) Education and the Boarding School Novel The Work of José Régio, Rotterdan, Boston, Taipei: Sense.
Erixon, Per-Olof (2002) Understanding the educational landscape through the school novel, Educational Studies in Language and Literature 2, 25-36.
Moretti, Franco (2000) The Way of the World: The Bildungsroman in European Culture, London: Verso.
Maas, Wilma Patrícia (1999) O cânone mínimo: O Bildungsroman na história da literatura, São Paulo: UNESP.
Pascal, Roy (1960) Design and Truth in Autobiography, London: Routledge & Kegan Paul.
DOCENTES
____

Filipe Delfim Santos – Doutorado em História pela Universidad Autónoma de Madrid (1993), em Ciências da Educação pela University of Canterbury, Christchurch (2015) e em Estudos Portugueses pela Universidade Nova de Lisboa (2016). Estudou na Grécia, em Espanha, na Turquia e em Portugal, tendo ensinado em Portugal, Brasil e Nova Zelândia, entre outros países. Desenvolve as suas pesquisas em diversas áreas da história da cultura e da literatura portuguesas, especialmente no campo da epistolografia e da autobiografia. Preparou edições de José Régio, Jorge de Sena, João Gaspar Simões, Guerra Junqueiro, Raul Brandão e Delfim Santos, entre outros. A sua obra mais recente versa sobre o romance de escola na escrita de José Régio, Education and the Boarding School Novel, The Work of José Régio (2017), Rotterdam, Holanda.

15849 Views - 09/02/2020 Last update
culture cinema
avenida de berna 26
ielt instituto de estudos de literatura e tradição, lisboa, pt


Are you an event organizer?
Create events for free. They will be immediately recommended to interested users.
Create event

Nearby hotels and apartments

ielt instituto de estudos de literatura e tradição, lisboa, pt

Browse other venues in Lisbon
Discover now


Discover more events in Lisbon
Discover now


avenida de berna 26
ielt instituto de estudos de literatura e tradição, lisboa, pt



Are you an event organizer?
Create events for free. They will be immediately recommended to interested users.
Create event
  1. Lisbon
  2. avenida de berna nº1
  3. A escola na Literatura e no Cinema
 
 
 
 
Your changes have been saved.