Gyedu-Blay Ambolley / 9 ABR / BLEZA

COVID-19: many events have been canceled or postponed, please check with the organizer the event status.
Gyedu-Blay Ambolley / 9 ABR / BLEZA
Image from viralagenda.com
From Thu 9 April 2020 to Fri 10 April 2020
From Thursday 9 April 2020 to Friday 10 April 2020
9:00 PM - 0:00 AM
Ended

Gyedu-Blay Ambolley, também conhecido como o James Brown do Gana, regressa a Lisboa para lançar o seu mais recente disco, "11th Street, Sekondi", editado no passado mês de Novembro pela editora alemã Agogo Records. Com o mesmo nome da rua onde nasceu, este disco - o trigésimo primeiro da sua carreira - é uma retrospectiva sobre a sua vivência nesta região e sobre os estilos musicais que influenciaram a sua vida, mantendo-se fiel à sua fusão do highlife com o rap, afro-funk e disco ganês.

Depois da sua estreia em Portugal no início de 2019, que ficou gravada na memória de todos como um concerto único e arrebatador, de uma energia contagiante, Gyedu-Blay Ambolley regressa em Abril de 2020 com a sua Sekondi Band para repetir a dose e voltar a extasiar a plateia!
Aos 72 anos, Gyedu-Blay Ambolley apresenta-se acompanhado do seu possante septeto num concerto em que os ritmos de dança são, no mínimo, contagiantes (no máximo virais!). Uma verdadeira mistura de afrobeat, jazz e funk que poderá ser vista em direto no palco do B.leza.

——-

SOBRE GYEDU-BLAY AMBOLLEY

Natural do Gana, Gyedu-Blay Ambolley é reconhecido como um génio da música Africana e sempre se apresentou ao mundo como crítico à corrupção, desigualdade e ao neo-colonialismo, com uma mentalidade pan-Africana.
Conhecido em Gana como o Simigwahene ("O Rei de Simigwa-Highlife"), é por vezes também apelidado de "James Brown de Gana". E não é por acaso! No panorama musical, explodiu na década de 70 com o “Simigwa-Do”: um tema musical que funde o afrobeat com o funk e o jazz. A partir da década de 80, instrumentos electrónicos ganharam um maior peso nas suas experiências musicais e o resultado foi uma mistura impressionante do Highlife e do Funk com sons vanguardistas provenientes dos sintetizadores e das vozes conscientes. Esta nova música de um inquieto génio empurrou os limites do Highlife para uma nova era.
Começou a sua carreira musical nos anos sessenta na Uhuru Dance Band, e aprendeu música com artistas proeminentes como Ebo Taylor, com quem ele fundou The Apagya Show Band em 1974. Agora, depois de mais de 40 anos e 30 álbuns, Gyedu-Blay Ambolley é também ele uma lenda viva. ‘SIMIGWA’ foi um dos álbuns mais inovadores do músico ganês, lançado pela editora Essiebons (1978). A Analog Africa lançou em 2018 um vinil de 12” de Gyedu-Blay Ambolley contendo quatro faixas do Afrofunk de Gyedu-Blay Ambolley,
Gyedu-Blay Ambolley recebeu, ao longo da sua carreira, vários prémios de prestígio, como por exemplo o “Lifetime Achievement” no Ghana Music Awards, em 2013; o “Lifetime Achievement” pela Universidade de Medicina Charles R. Drew e Ciência na Califórnia e, ainda, um prémio pelo Estado da Califórnia por colmatar a lacuna entre África e a música Afro-americana.

9515 Views - 11/04/2020 Last update
music
b.leza associação r. cintura do porto de lisboa armazém b cais do sodré
lisboa, pt

Are you an event organizer?
Create events for free. They will be immediately recommended to interested users.
Create event

Nearby hotels and apartments

lisboa, pt

Browse other venues in Lisbon
Discover now


Discover more events in Lisbon
Discover now


b.leza associação r. cintura do porto de lisboa armazém b cais do sodré
lisboa, pt


Are you an event organizer?
Create events for free. They will be immediately recommended to interested users.
Create event
  1. Lisbon
  2. b.leza associação r. cintura do porto de lisboa armazém b cais do sodré
  3. Gyedu-Blay Ambolley / 9 ABR / BLEZA
 
 
 
 
Your changes have been saved.