Share
Information
Place

LIVE MUSIC VENUE Todas as Quintas, Sextas, Sábados e por vezes matiné ao Domingo. Quartas OPEN MIC*! Open Thursday, Friday, Saturday and sometimes Sunday afternoon! From ROCK, POP, WORLD, ALT, INDIE to PUNK ROCK!

Design: www.behance.net/ricardocasal



LIVE MUSIC VENUE Todas as Quintas, Sextas, Sábados e por vezes matiné ao Domingo. Quartas OPEN MIC*! Open Thursday, Friday, Saturday and sometimes Sunday afternoon! From ROCK, POP, WORLD, ALT, INDIE to PUNK ROCK!
Wednesday´s OPEN MIC*! Thank you!

POPULAR, foi em tempos uma designação que caracterizava o bairro de Alvalade;
“um bairro popular”

Com a crescente importância de partilhar ideias é com um enorme entusiasmo que surge um projeto que pretende voltar a incentivar a população a dar continuidade aos valores de referência que distinguiram este bairro.

A proximidade de Alvalade à cidade universitária, e a diversas escolas do ensino superior, secundário e primário, algumas nele inseridas, continua a atrair a população jovem a partilhar o carisma de outras gerações ainda ativas deste bairro particular.

É com esse intuito que se desenvolve este projeto, consistindo na ativação de um espaço de entretenimento e de interesse cultural de forma a dinamizar uma estrutura que representa a importância da relação sociocultural, símbolo de uma característica singular do bairro, em que as diferentes gerações e classes sociais coabitam e
interagem descomplexadamente e com enorme sentido de humanidade.

São esses valores que o projeto POPULAR pretende preservar como um exemplo de comunidade e de bem estar em sociedade. Também e simplesmente um espaço onde os elementos essenciais são a arte no seu objecto e a arte das ideias.

O bairro de Alvalade, é um ícone da arquitetura modernista dos anos 40 aos anos 60, reconhecido internacionalmente.

É possível dizer, citando Cardoso Pires, “…que Alvalade tem mistérios, mistérios de bem-fazer cidade habitada e habitação na cidade.
Alguns desses mistérios vão sendo descobertos, outros, dando razão à designação, ainda não.”
Não só o facto do pioneirismo urbanístico distingue o Bairro de Alvalade.

Ainda no plano cultural, intelectual e contemporâneo existe um historial vanguardista que partiu e se afirmou em Alvalade, lugar de encontro de muitos músicos, escritores, artistas plásticos, cineastas, entre muitos outros criadores.

Na música, vários exemplos de músicos e grupos com origem no bairro de Alvalade como: os Sheiks, Simone de Oliveira, Carlos do Carmo, Duo Ouro Negro, Paulo de Carvalho, Fernando Tordo, Carlos Mendes, Xutos e Pontapés, Heróis do Mar, António Variações, Trovante, Sétima Legião, Croix-Sainte, Faíscas, Corpo Diplomático, Vodka Laranja, Afonsinhos do Condado, Madredeus, Ena pá 2000, Kú de Judas, Peste e Sida, Censurados, Despe e Siga, Capitão Fantasma, Tara Perdida, Rodrigo Leão, Ref, Dead Combo, A Naifa, e mais que por lá coexistiam e toda uma nova geração de músicos e bandas que continuam a afirmar-se no panorama musical português.

Nas artes plásticas, era na galeria Quadrum onde a vanguarda na década de 70 desenvolvia os seus trabalhos inseridos nos ateliers integrados no jardim do centenário palácio dos Coruchéus, hoje a biblioteca municipal de Lisboa.

No cinema, Fernando Lopes, João César Monteiro, Paulo Rocha, António Pedro Vasconcelos, Alberto Seixas Santos, Lauro António, Perdigão Queiroga, João Mendes, Miguel Gomes, Fernando Vendrell, entre outros e também muitos atores que desenvolviam um núcleo emergente não só no teatro como na 7ª arte, resultando em várias distinções internacionais.

Escritores como Aquilino Ribeiro, Vergílio Ferreira, José Gomes Ferreira, José Cardoso Pires, escolheram Alvalade para viver.

Estes foram alguns dos exemplos do fluxo artístico e cultural desenvolvido em Alvalade.
Foi contando com o historial vanguardista deste bairro que o POPULAR se inspirou para apresentar um espaço que pretende afirmar toda a sua importância, ao recriar em vários formatos a atualidade e parte da história bastante significativa, de forma a partilhar com todos, momentos importantes que marcaram e são uma referência desta zona de Lisboa.

POPULAR resulta não só num espaço de entretenimento como num fluxo social, artístico e cultural, um espaço dinâmico de todos e para todos, com música ao vivo, jam sessions, workshops, mostras de cinema, debates, exposições, open mic e aberto a muitas outras iniciativas.

Estes elementos geram energias que se pretendem renovadoras.

Apresenta-se assim o POPULAR para que o dinamismo, o desenvolvimento social e a importância cultural que distingue este bairro numa referência nacional, continue presente e se prolongue por muitas outras gerações.

“...um bairro que é também história viva, testemunho da evolução da vida cultural portuguesa.” José Cardoso Pires

POPULAR
Rua António Patrício, 11B
1700-048 Lisboa
Tel: 217 960 216
Email: popular.alvalade@gmail.com
Facebook: https://www.facebook.com/PopularAlvalade
GPS: 38.749617,-9.144900